top of page

URBE lança seu 8° programa no Centro Cultural da UFSJ

Atualizado: 22 de out. de 2018

O documentário “Os Sinos Falam” trouxe como tema os sinos de São João del -Rei e uma rica discussão sobre patrimônio e identidade cultural


Na última quinta-feira, 18, o Centro Cultural da UFSJ, foi palco para o lançamento do oitavo programa do projeto de extensão “URBE - Olhares sobre São João” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O documentário “Os Sinos Falam”, traz como tema a linguagem específica dos sinos da cidade, e sua importância cultural e histórica.


Conhecida como a “cidade dos sinos”, São João del - Rei é marcada por sua prática religiosa secular e da linguagem própria do instrumento, que só é executada localmente. Esses fatores fazem com que o sino seja um importante elemento cultural, que está diretamente ligado à formação identitária da cidade. Neste episódio do URBE, moradores trazem relatos pessoais, relembrando fatos e memórias ligadas à esta tradição são-joanense.


O lançamento contou com a participação da equipe do projeto, de participantes retratados no documentário e de demais interessados. Após a exibição do documentário, foi aberta uma roda de conversa entre a equipe do projeto e o público. Nesta, variados temas foram abordados como: a importância do registro das tradições para sua legitimação e manutenção; a linguagem dos sinos e o fato de São João del-Rei ser uma cidade única nesta tradição; a continuação da tradição, visto que muitas crianças se interessam pelo assunto e vão às igrejas aprender os toques; o interesse e admiração dos turistas; o repúdio daqueles que vem de fora para morar na cidade, pelo barulho causado pelos toques, principalmente durante a noite e madrugada.


A bolsista do projeto de extensão Camila Sottani ressaltou os pontos importantes do lançamento do oitavo episódio do projeto. Para Camila, “esse foi talvez o mais construtivo em relação ao debate. Mesmo com a chuva houve presença de pessoas de fora e do projeto e no final do programa, quando a gente sempre conversa e comenta alguma coisa com os presentes, aconteceu um bate papo bem legal, uma conversa muito construtiva. Esse é o maior objetivo do programa, que não é só de apresentar para as pessoas baterem palmas e irem embora. É conversar sobre o que foi visto ali, e o que as pessoas têm a falar sobre isso.”


A professora de história Rosemeire Aparecida de Oliveira, residente na cidade de Lavras - MG está em visita pela cidade e participou da roda de conversa, realizada após a exibição do documentário. Sobre a importância deste tipo de projeto Rosimeire destacou: “sou professora e tenho percebido a falta de identidade das pessoas com sua história, sua origem, de onde vem, sem entender o que ele é, pois desconhece o processo anterior. Acho importante por isso, pelo resgate, pelo conhecimento, para poder entender o que está se perdendo, porque isso se perde e o que fazer para não se perder. Manter viva uma identidade, um entendimento de quem nós somos. A falta desta identidade tem trazido muitos problemas, desde problemas familiares que identifico lidando com adolescentes, assim como outros problemas, como não entender o papel do cidadão na sociedade.”


URBE


Completando três anos de existência em 2018, o projeto de extensão URBE, procura trabalhar com a valorização da cidade, de instituições, pessoas, lugares e culturas que são pouco mostradas pela mídia tradicional.

O projeto atualmente conta, além da presença do professor Francisco Brinatti e da bolsista Camila Sottani, com estudantes que atuam como voluntários na produção dos documentários, e provém de vários períodos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. Para quem quiser acompanhar as ações do projeto é só acessar sua página no Facebook. Os episódios realizados até agora também estão disponíveis na internet, basta acessar o Youtube do URBE para assisti-los.



Texto: Camille Gallo e Rafael Nascimento

Publicado em: 19/10/2018

Foto: Rafael Nascimento

103 visualizações0 comentário
bottom of page