Projeto de extensão da UFSJ oferece tutorias de Matemática para alunos da rede pública
Com foco nas temáticas abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o projeto de extensão Conexão: PROFMAT-UFSJ e Ensino Básico disponibiliza tutorias e aulas de Matemática para alunos da educação básica. Com aulas remotas semanais, o projeto busca – além do auxílio na formação escolar dos estudantes e da troca de experiência entre os professores, bolsistas e voluntários –, aproximar escolas e adolescentes da vivência universitária e acadêmica.
A coordenadora do projeto, Viviane Pardini, conta que o Conexão surgiu, inicialmente, como uma oportunidade de estimular o “compartilhamento de experiências e ideias” dos egressos do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), de professores do ensino básico e alunos de licenciatura e bacharelado da UFSJ sobre o ensino da Matemática em sala de aula. A partir de rodas de conversa e de mesa-redonda realizada no III Workshop do PROFMAT, em 2020, a proposta das aulas promovidas pelo projeto de extensão foi delimitada e, em 2022, o Conexão já trabalhava diretamente com tutorias para o Enem em duas escolas mineiras da rede pública, uma em Itapecerica e outra em Carmo da Mata.
Com suas atividades, o projeto incentiva esse contato direto entre a Universidade e o ensino básico. “Percebemos que, durante a pandemia, os sonhos universitários esfriaram, o que manteve o mundo acadêmico cada vez mais distante dos alunos. Por isso, nosso trabalho está voltado à revalorização do estudo acadêmico e da busca pelo conhecimento”, acrescenta Viviane.
Novo Ensino Médio e metodologia
Após a alteração na estrutura curricular do Ensino Médio, estabelecida pela Lei nº 13.415/2017, o vice-coordenador do Conexão, Francinildo Nobre Ferreira, lembra que houve, também, a necessidade de reestruturar a metodologia das aulas. “Por meio de rodas de conversa com professores egressos e parceiros do projeto, definimos que as apostilas trabalhadas nas tutorias passariam a abordar exercícios referentes ao Novo Ensino Médio.”
Para trabalhar de acordo com esse novo critério, os coordenadores e bolsistas desenvolveram as apostilas com questões preparatórias para o Enem, divididas em sete conteúdos, que compreendem as mudanças curriculares instituídas. Os exercícios são realizados de acordo com a idade e dificuldades dos estudantes, como explica a bolsista Ana Clara Resende Lima: “Durante os encontros, os alunos podem tirar dúvidas sobre os conteúdos e, a partir disso, resolvemos juntos as questões das apostilas,” respeitando o tempo e as circunstâncias de cada um.
Vanessa Coelho, ex-bolsista do Conexão, compartilha sua experiência: “Para obter melhor entrosamento dos alunos com as atividades, gostamos de conversar sobre os aspectos acadêmicos presentes na vida de cada um e procuramos trazer para as aulas softwares, como o Geogebra, que facilitam a visualização a distância.” Professor Francinildo destaca que a utilização dessas ferramentas incentiva o entendimento e o contato com as novas tecnologias e o meio digital, como também a compreensão de propriedades geométricas e algébricas.
Projetos futuros
A fim de avaliar o êxito do projeto na vida dos alunos, os professores analisam os trabalhos ao longo do processo e enviam questionários para que respondam quais têm sido os impactos do Conexão em suas experiências estudantis. Os coordenadores realizam ainda reuniões periódicas com os professores egressos, as escolas participantes e parceiros do projeto para retorno das tutorias.
Depois de um ano de trabalho com retorno positivo das escolas, o projeto pretende expandir as aulas para uma forma híbrida (presencial e remota) e adaptar os materiais trabalhados. “Agora é aproximar cada vez mais os alunos do mundo universitário”, afirma Viviane Pardini.
Para acompanhar o projeto, e discussões sobre a Matemática, acesse as redes do Conexão: PROFMAT-UFSJ e Ensino Básico neste link!
Clarice Muscalu, bolsista do Comunica Extensão
Comments