Apac promove exposição "A Arte Liberta" no Centro Cultural UFSJ
- Comunica Extensão UFSJ
- 28 de set. de 2018
- 2 min de leitura

De 20 de abril a 27 de maio, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei promoverá a exposição "A Arte Liberta", no Centro Cultural UFSJ. O intuito da exposição é levar para o espaço público os trabalhos artísticos feitos pelos recuperandos da unidade são-joanense. A cerimônia de abertura será no dia 19 de abril, às 20 horas.
"A Arte Liberta" mostra à sociedade como o incentivo artístico contribui para recuperação dos detentos e desperta dons artísticos. Entre fotografias, pinturas, colchas e outros artigos, evidencia-se que a arte não tem restrição nem donos.
A exposição é composta por três setores. O primeiro, intitulado "A Estrela", remete ao projeto desenvolvido na Apac pelo Projeto VOZ, que capacitou os recuperando para usarem diferentes linguagens artísticas, especialmente fotografia, vídeos e narrativas textuais. O curso durou uma semana e, no final, o resultado foi uma revista com fotos e matérias produzidas exclusivamente pelos internos. O Projeto VOZ atuou em outras cinco unidades. Serão expostas no Centro Cultural fotografias feitas pelos internos durante a composição da revista.
O segundo setor traz o título o "Labor". Na metodologia apaqueana, acredita-se no poder do trabalho para ressocialização. Com isso, dentro do regime fechado há uma sala chamada "Laborterapia", espaço destinado para a produção de artigos totalmente artesanais e manuais. A laborterapia é uma ferramenta psicológica que visa a despertar uma conscientização no preso enquanto ele faz os artesanatos. O objetivo é estimular a reflexão dos erros e reconhecer os pontos fracos. A unidade de São João, especificamente, trabalha a pintura, a produção de origamis, de barcos e baús de palito e uma série de artigos em crochê.
O último setor tem por título o "Garimpo", segunda fase dos trabalhos feitos na Apac. Na unidade são-joanense, há as oficinas de serralheria, marcenaria e carpintaria. Esses setores compõem os trabalhos externos da Apac. São produzidos móveis de madeira, além de peças de ferro, lustres e outros.
A exposição é uma parceria da Apac com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e o Centro Cultural UFSJ. Durante a exposição, a Associação realizará ainda cinco mesas-redondas, às quintas-feiras, também no Centro Cultural, nas quais serão debatidos vários assuntos, como a Metodologia Apac, a Educação no Sistema Penitenciário e o debate sobre a mulher no cárcere. Estão previstas as participações do fotógrafo Leo Drummond e da jornalista Natália Martino, autores do fotolivro "Mães do Cárcere".
A exposição estará aberta para visitas de segunda a domingo, sempre das 8h às 20h. A entrada é gratuita.
Mais informações: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6864
Publicada em 04/04/2018
Comments