Cursinho Popular Edson Luís oferece aulas gratuitas a 70 alunos
- Comunica Extensão UFSJ
- 28 de set. de 2018
- 2 min de leitura

O programa de extensão “Cursinho Popular Edson Luís” oferece aulas gratuitamente a 70 pessoas que não possuem condições de pagar um cursinho tradicional pré-vestibular. O curso está acontecendo desde o mês de abril e segue até novembro, quando acontece a prova do Enem. As aulas são ministradas no Sindicato dos Metalúrgicos, bairro das Fábricas em São João del-Rei, de 18h30 às 22h05, de segunda a sexta-feira.
O objetivo é proporcionar, ao aluno, melhores condições acadêmicas para prestar uma prova vestibular ou Enem. Visa, também, contribuir para a formação crítica do estudante a respeito do mundo em que vive e o seu reconhecimento como parte do mesmo.
Inscrição
As inscrições para o cursinho finalizaram no dia 6 de abril. A cada processo de seleção, os interessados devem acessar a página do Facebook para se inscrever na data estabelecida pelo cursinho e preencher um questionário com perguntas variadas sobre questões sócio-econômicas, escolarização, interesses futuros e informação dos familiares. Ao todo são realizadas de três a quatro chamadas: caso os primeiros selecionados não manifestem interesse ou não cumpram o comprometimento de assistirem às aulas. Estes, portanto, são afastados, possibilitando o ingresso de novos participantes.
O cursinho
O programa de extensão “Cursinho Popular Edson Luís” foi criado em São João del-Rei, no ano de 2014, pelo Levante Popular da Juventude. O objetivo central é a inserção de alunos na universidade pública e privada, através da formação e preparação para o Enem. Para além disso, a preparação desse jovem passa pelo estímulo pela autonomia intelectual, sob uma perspectiva crítica e solidária, visando um empoderamento sociopolítico de pessoas que não têm condições de pagar por um cursinho pré-Enem.
O programa prima por aproximar os estudantes do conhecimento que, até então, não tiveram acesso e proporcionar empoderamento sociopolítico. Com base nisso, os trabalhos pedagógicos são feitos de forma democrática e coletiva, visando à formação de uma consciência social, política e cultural. Ainda neste ano, o programa pretende realizar aulões extraclasse, atividades lúdicas, artísticas e esportivas, simulados, saraus, entre outros.
Participam do Cursinho a coordenadora do programa, Ivana Vasconcelos, e professores dos cursos de Letras, Matemática, Biologia, História, Geografia, Engenharia Elétrica, Física, Química, Medicina, Filosofia, Psicologia, Teatro e do Mestrado da UFSJ. Conta, também, com parcerias externas, como estudantes, professores, projetos e o Sindicato dos Metalúrgicos.
Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Esta semana, excepcionalmente, estamos publicando o Comunica Extensão também na quinta-feira. Acompanhe!
Mais informações: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6984
Publicada em 14/06/2018
Kommentare