"Delas: Comunicar para Empoderar" promove oficina na APAC
- Comunica Extensão UFSJ
- 27 de set. de 2018
- 4 min de leitura
Atividades abordaram o empoderamento e o papel da mulher na contemporaneidade

Nos dias 19 e 21 de setembro, o programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) “Delas: Comunicar para Empoderar” visitou a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) Feminina, no Bairro Matosinhos, para promover oficina de fotografia para as detentas dos regimes semiaberto e fechado. Com o tema “Olhar do outro sobre você” e sob cunho feminista, a oficina buscou desenvolver, entre as detentas, a visão que têm de si e da parceira.
Inicialmente as mulheres participantes, as bolsistas e a coordenadora do programa, a jornalista Cibele de Moraes, fizeram uma apresentação. Cada uma deveria, em sua apresentação, falar nome, idade, local de onde vinha e três características principais em sua personalidade. Em seguida, foram apresentados o programa, a equipe e a proposta da oficina. Durante a apresentação do Delas, foi destacado o poder de conhecimento que as mulheres podem ter de si e o modo como a UFSJ pode auxiliar nesse sentido.
As 14 participantes foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo aguardou de olhos vendados, enquanto o segundo aprendia técnicas de fotografia com as bolsistas. Em seguida, as mulheres do segundo grupo escolheram uma mulher do primeiro, levando-a até um local de sua preferência. Neste, a participante vendada fazia poses para que sua colega pudesse tirar três fotos das partes que mais gostava do corpo de sua companheira. Em seguida, o processo se invertia: aquelas que tinham fotografado, então, aguardavam vendadas enquanto as integrantes do outro grupo escolhiam uma a uma para poder realizar o seu ensaio fotográfico. Por fim, as detentas se reuniram para ver as fotos e tentar adivinhar quem havia tirado cada uma delas.
A produtora gráfica do Jornal, Mariana Telli, conta que “a oficina foi inspirada em uma propaganda de uma marca de produtos de higiene pessoal (veja aqui), em que diversas mulheres foram convidadas a assentar em uma cadeira com um painel. Em seguida, uma pessoa descrevia outra delas, enquanto um desenhista fazia sua caricatura. Depois, as mulheres se identificavam e, então, falavam os seus defeitos, não conseguiam se perceber bonitas. A inspiração da oficina passa por aí: a “outra” vai tirar uma foto do que acha bonito em você, que não é necessariamente o que você gosta, para elas se perceberem pelo olhar do “outro”.
Rebeca Oliveira, editora de conteúdo, destaca que “elas já têm uma percepção sobre a outra, que, na maioria das vezes, é muito mais positiva do que a percepção que têm delas mesmas. E uma coisa que eu achei muito legal foi como elas descobriram quem era a outra, pelo toque, que é de uma sensibilidade absurda”.
Para a bolsista do projeto, Mariana Ribeiro, “é legal ver que o empoderamento não vem só pela questão do olhar de uma pela outra e pela fotografia. Quando elas pegam a câmera, sentem-se poderosas”, avalia. Marina considera que trabalhar esse conhecimento desenvolvido na Universidade para um ambiente como a APAC foi “incrível, engrandecedor”.
Já a coordenadora, Cibele de Moraes, destaca que é uma oficina “de olhar, pois queremos ver o seu olho através daquele olho eletrônico que está te mediando. Levar isso para mulheres que estão inferiorizadas na pirâmide social, que estão presas, cometeram um delito, foi uma coisa muito desafiadora e, como tudo que vem de mulher, foi muito forte”. E acrescenta: “Nós chegamos lá sempre buscando respeitar diversas opiniões para fortalecer o debate público e a busca pela verdade. Postura de ouvir, de querer ver a experiência do outro. Nós chegamos nesse ambiente com o enfoque no papel da mulher na contemporaneidade, o feminino. É você ensinar as pessoas a se perceberem, pois, hoje, o padrão é um poder absoluto e você tem que fazer muita força para você sair do padrão, seja o padrão simbólico, que é o seu lugar no mercado de trabalho, a sua remuneração inferior, como o padrão estético", prossegue, arrematando: "a gente chega com essa vontade de mostrar que ali tem uma história.”
Delas: Comunicar para Empoderar!
O Jornal Delas é uma plataforma de reportagens on-line destinadas ao público feminino, com um foco especial no espaço universitário de São João del-Rei. Visa informar, conscientizar e empoderar por meio da divulgação de fatos apurados e contextualizados. Desenvolveu-se durante o ano de 2016 e, em 2017, foi aprovado pelo Pibex pela UFSJ, tornando-se projeto de extensão. O “Delas: Comunicar para Empoderar” atua por meio de seu site e facebook, e realizando ações junto à comunidade. As edições impressas estão disponíveis on-line podem ser acessados aqui.
Inicialmente foram realizados estudos acerca do tema principal do projeto e o modo como este atuaria no decorrer do ano. Os resultados foram vistos por intermédio da atuação do projeto no Inverno Cultural, em que ministrou a oficina “Percebe-te”. A partir desta, foi desenvolvida a ideia de aplicar a oficina na APAC e na Semana Acadêmica - esta acontecerá de 2 a 6 de outubro.
O jornal tem parceria com a associação da APAC e outros projetos de extensão da UFSJ, como Voz do Morro.
Mais informações: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6567
Publicada em 29/09/2017
Comentários