top of page

Feira de Internacionalização e Intercâmbio no CAP aponta caminhos para estudantes


Começo de ano, hora de planejar os estudos e buscar oportunidades, inclusive de intercâmbios. Vale relembrar as discussões que marcaram o Campus Alto Paraopeba (CAP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em novembro, como parte de um evento internacional da área. Trata-se da Feira de Internacionalização e Intercâmbio (Finter), realizada pelo projeto de extensão “Núcleo de Conversação de Idiomas” e pela Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN) da instituição de ensino superior.


O evento, que trouxe como tema “Políticas de Internacionalização em Universidades públicas”, abordou as oportunidades de estudo no exterior, a documentação e requisitos das escolas estrangeiras. Além disso, trouxe a reflexão sobre o cenário de exportação do conhecimento científico da Região do Alto Paraopeba. O público inscrito e participante das atividades foi de aproximadamente de 500 pessoas, vindo dos campi Santo Antônio, Centro-Oeste Dona Lindu, Sete Lagoas, Alto Paraopeba, IFMG Ouro Branco, UFOP e, ainda, estudantes da rede municipal e estadual de Ouro Branco.


As atividades


A Feira aconteceu nas dependências do CAP e trouxe, no decorrer dos dias, stands, exposições, espaço cultural com comidas típicas, música e curiosidades de diversos países, além de palestras e mesas-redondas no Espaço Tenda. No primeiro dia, aconteceu, pela manhã, um preparatório do exame TOEFL para 50 pessoas interessadas a fazerem a prova de inglês, e 30 vagas para o francês, por meio do exame DELF. À tarde foi a vez da mesa-redonda com a Campus France. A Trupe SóRisos foi a atração na hora do intervalo. A abertura oficial da Finter foi feita pela professora Liliane Sade, assessora para assuntos internacionais da UFSJ, e teve a presença do vice prefeito de Ouro Branco, Celso Vaz. Em seguida, foi ministrada, pelo professor Antônio Chalfun, da UFLA, a palestra “Políticas de Internacionalização em Universidades Públicas”. A apresentação musical foi da Casa de Música de Ouro Branco, Profª Kênia Libânio, que fez a abertura do evento com o Hino Nacional, e que ainda contou com o apoio do Projeto Clave de Sol.


No segundo e último dia da Finter, foram aplicados simulados do TOEFL e do DELF. À tarde, mesas-redondas envolveram a Latino Australia Education (LAE), Iaeste (Abipe) e a participação de alunos egressos e professores do CAP. Em seguida, aconteceu a entrega dos certificados e a formatura dos alunos do “Essential English” com a comunidade externa. Posteriormente, o professor Cristiano Maciel, da UFSJ, apresentou a palestra “O Alto Paraopeba na internacionalização do conhecimento científico”, e Alexaundra Zanella, dos Estados Unidos, foi a palestrante internacional. Alexaundra apresentou os resultados do projeto de extensão Greenlight for Girls, no Brasil, coordenado pela professora Kelly Torres Dozinel (Defim/UFSJ). 


Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Excepcionalmente, nesta semana, publicamos o Comunica Extensão também na terça-feira. Acompanhe!


Mais informações: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6764


Publicada em 30/01/2018

 
 
 

Comments


menu-logo_menor.png
logo espiral.jpg
logo col png.png

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX
2023

bottom of page