Integrando: eventos culturais em bairro carente de Sete Lagoas
- Comunica Extensão UFSJ
- 27 de set. de 2018
- 3 min de leitura

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e os projetos de extensão da UFSJ Culturando e III Programa Social de Desenvolvimento Local farão o Natal mais feliz este ano para os moradores do bairro Itapoã II, em Sete Lagoas. O I Integrando, que acontece no dia 1º de dezembro na OnG Plec, vai promover a distribuição de presentes natalinos e proporcionar atividades culturais para os moradores do bairro.
O Itapoã II apresenta graves problemas sociais, entre eles homicídios e pessoas em situação de pobreza. Além de ter uma elevada densidade demográfica, o bairro também apresenta alto índice de natalidade e a maior parte dos moradores são crianças e jovens de até 19 anos. “Parte da população vive em situação de risco socioeconômico. A Universidade se inseriu nesse contexto em 2009 e, desde então, vem promovendo ações de extensão que tentam reverter esse quadro”, explica Eduardo Vieira Guimarães, bolsista do projeto Culturando.
O evento Integrando terá oficinas ministradas por docentes e discentes da UFSJ voltadas para os moradores. A partir das 17h, acontecerá o I Varal Solidário, no qual os presentes arrecadados serão distribuídos livremente para a comunidade, e ainda apresentações musicais, brincadeiras, cerimônias de premiação dos destaques das oficinas e outras atividades.
Oficinas
Serão oferecidas quatro oficinas. A primeira, que tem dez vagas, é sobre fabricação de detergente utilizando óleo de cozinha usado. Eduardo explica que o aprendizado pode ajudar a gerar renda para as famílias. “A fabricação de detergente é excelente para a economia doméstica e para o meio ambiente, pois o óleo é um grande poluidor de cursos d'água”.
Na segunda oficina, também com dez vagas abertas, será ensinada a confecção de papagaios e pipas, com ênfase na conscientização para evitar o uso de linhas com cerol ou chilena, que podem causar acidentes por serem cortantes. O objetivo é conciliar diversão com os recursos disponíveis. “Como a comunidade é carente, a maioria das crianças são desprovidas de brinquedos tecnológicos, então as brincadeiras se dão nas ruas”, explica Eduardo.
O terceiro curso tem 12 vagas e os inscritos aprenderão a fabricar balas de goma. Já o quarto é sobre amigurumi, fabricação de bichos de pelúcia com linha de crochê, e tem oito vagas.
As oficinas acontecerão durante a manhã e boa parte da tarde na OnG Plec, no bairro Itapoã. Podem se inscrever moradores de todas as idades diretamente na OnG.
Programa Culturando
O Culturando é um projeto de extensão da UFSJ que foi criado em 2015. Desde então, o programa realiza atividades artístico-culturais voltadas para jovens e crianças moradoras de bairros próximos ao Campus, na cidade de Sete Lagoas. “Com o espaço que nos foi cedido, criamos a biblioteca comunitária Culturando. Fizemos uma campanha de doações de livros e hoje contamos com um acervo de 1.200 livros literários”, conta Eduardo Guimarães, bolsista do projeto.
Além da biblioteca, o Culturando também promove sessões de cinema utilizando a infraestrutura da Universidade, clube de xadrez com discente e crianças da comunidade, e oficinas, como clube de leitura, dobradura e desenho. Além disso, o projeto realiza diversas atividades nos bairros próximos, como é o caso do I Integrando. O programa também é responsável por organizar grande parte dos eventos culturais do Campus Sete Lagoas.
Programa Social de Desenvolvimento Local
O Campus da UFSJ em Sete Lagoas faz fronteira com um dos bairros mais carentes do município, o Itapoã II. Com o objetivo de buscar a inserção da Universidade no contexto social e tentar diminuir as desigualdades presentes no entorno do Campus, surgiu, em 2014, o Programa Social de Desenvolvimento Local.
O Programa promove oficinas, tentando mobilizar, de maneira voluntária, discentes e docentes dos cursos de graduação do Campus (Engenharia Agronômica, Alimentos, Florestal e Interdisciplinar). Os cursos, que têm tanto caráter de capacitação profissional como de lazer, variam de acordo com as habilidades de cada voluntário e englobam, por exemplo, artesanato, cinema, reforço escolar e oficinas de manicure.
Doações
As doações estão sendo arrecadadas por empresas que apoiam a causa do evento Integrando. Elas disponibilizam caixas para que as pessoas possam doar roupas e calçados para todas as idades, bolsas, acessórios, roupas de cama e banho, além de brinquedos e material escolar para as crianças.
Com isso, a organização pretende arrecadar lanches e presentes para atender cerca de 200 pessoas no dia do Integrando. A intenção também é juntar alimentos suficientes para encher a despensa da OnG Plec, que serão usados posteriormente pela comunidade.
As atividades desenvolvidas no bairro Itapoã II têm o objetivo de contribuir para melhorar a situação dos moradores. Também é importante que a Universidade esteja cada vez mais próxima das pessoas, “esperamos que as atividades promovidas no dia do evento contribuam para quebrar uma barreira existente entre a academia e a comunidade, possibilitando uma interação entre moradores do bairro Itapoã II e os docentes, discentes e técnicos da UFSJ”, explica o bolsista.
Mais informações: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6680
Publicada em 21/11/2017
Comentários