O futuro profissional da Farmácia Clínica
- Comunica Extensão UFSJ
- 22 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2022

O programa “Farmácia Clínica: Ampliação e Consolidação” é uma iniciativa do curso de Farmácia da UFSJ, que surgiu pretendendo ampliar e promover mais serviços dessa área em ambientes novos e mais diversos e, com a educação em saúde, melhorar a qualidade de vida dos usuários de medicamentos do SUS. Com sede no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, abrange não só o município de Divinópolis, como também outras regiões mineiras.
A farmácia clínica é uma área da saúde dedicada à utilização segura e racional dos medicamentos que, com o contato direto com o paciente, contribui com o bem-estar dele. Por meio do projeto ImplanFarSUS, são realizadas capacitações dessa natureza para os farmacêuticos interessados. Em um levantamento sobre a importância do desenvolvimento da ação na comunidade, uma farmacêutica do município de Piranguinho, em Minas Gerais, explicitou a ajuda que o curso deu à sua carreira: “A capacitação chegou em um momento que eu estava bem desanimada da minha profissão, e hoje olho para ela de uma forma diferente. É tão gratificante conseguir melhorar a vida dos pacientes, e graças ao conteúdo do curso, já conseguimos identificar alguns probleminhas no dia a dia”.
O preparo dos profissionais para a assistência humanizada é o foco principal do programa, já que vai garantir a conversa e a identificação das necessidades dos pacientes com maior facilidade. “A capacitação dos farmacêuticos permitirá que os mesmos possam realizar os atendimentos, que é de grande importância, já que o profissional é apto para prestar cuidado à população que busca o serviço, ajudando-a com a farmacoterapia, promovendo saúde e também na prevenção de doenças”, aponta a bolsista Rúbia Silva.
Os farmacêuticos do amanhã
Segundo o professor André Baldoni, coordenador do “Farmácia Clínica”, “este projeto possui um potencial de ser um divisor de águas em relação à promoção do uso racional, seguro e efetivo dos medicamentos, além de estar contribuindo, de forma efetiva, com a formação dos estudantes com o papel social da nossa UFSJ”. Agora, os farmacêuticos capacitados pelo ImplanFarSUS iniciarão a parte prática do curso, que consistirá no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com Diabetes Mellitus (DM) na atenção primária à Saúde, com consultas com os pacientes de suas respectivas cidades.
Dentre as atividades realizadas pelos estudantes de Farmácia atuantes no programa, é possível citar a elaboração de formulários terapêuticos e a organização dos cursos e tutorias, além da tentativa de implantação do serviço em uma Unidade Básica de Saúde (Bairro Terra Azul, Divinópolis - MG). Para Rúbia, “ter esse contato foi extremamente importante para ter ideia de como está o mercado, no que diz respeito ao mundo fora da faculdade, me aproximando da realidade de quando me formar”.
Quer saber mais sobre a atuação do “Farmácia Clínica” e do ImplanFarSUS? É possível entrar em contato com o programa através das redes sociais da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (@lafarc_ufsj) ou do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (@nepefac ou nepefac@ufsj.edu.br) da UFSJ.
Luiza Tomey, bolsista do Comunica Extensão
Comentarios