top of page

Para ver, refletir e florescer: exposição inédita chega ao Centro Cultural UFSJ

O trabalho da graduada em Artes Aplicadas, Isis Bey Trindade, une concepção de arte às experiências pessoais

A partir do dia 7 de junho, quem passar pela Galeria Escada do Centro Cultural da UFSJ poderá conferir a exposição “Refletir e Florescer” da graduada em Artes Aplicadas Isis Bey Trindade. Expostas pela primeira vez, as 49 peças de cerâmica da obra foram construídas junto ao memorial descritivo do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna, um documentário, finalizado e apresentado pela primeira vez durante a Semana de Artes Aplicadas da UFSJ em 2017.


Interessada em música, artes visuais, plásticas, cênicas e produção cultural, Bey atua como arte-educadora em projetos sociais e espaços não formais. Em seu atelier, situado no bairro Bonfim, em São João del-Rei, ela desenvolve uma produção autoral em design de cerâmicas artísticas e utilitárias.


No trabalho “Refletir e Florescer”, a arte-educadora trata de temas que vão desde a concepção de arte até assuntos sociais, como racismo e abuso infantil. Feito, em grande parte, das indagações e significados que permeiam não só o fazer artístico, mas também a vida da artista. Uma combinação entre as experiências pessoais de Bey e as pesquisas e definições de teóricos já consagrados.


A exposição “Refletir e Florescer” fica aberta ao público por um mês, de 8 de junho até 8 de julho, podendo ser visitada gratuitamente todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) das 8h às 20h.


Além da exposição, recentemente, a graduada em Artes Aplicadas pode exibir o documentário no salão principal do Centro Cultural, junto com trabalhos de mais outros dez artistas ceramistas. O resultado completo está disponível no Youtube pelo link https://goo.gl/cNXjzZ


Um memorial de TCC para refletir e florescer


Orientada pelo professor Ricardo Coelho do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, Isis Trindade inovou na produção do memorial descritivo de seu Trabalho de Conclusão de Curso, quando ao em vez de utilizar recursos tradicionais, como o texto impresso ou a defesa oral, ela criou um vídeo documentando toda a investigação científica. Com o propósito de construir um produto acessível e simples, o documentário para mídias móveis da graduada foi feito apenas por imagens de celular e um tripé construído por ela própria em cerâmica. Uma matéria já publicada em nosso site traz mais detalhes sobre a produção deste trabalho: https://goo.gl/iJDcEP


Mais informações: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6966


Publicada em 05/06/2018

 
 
 

Comments


menu-logo_menor.png
logo espiral.jpg
logo col png.png

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX
2023

bottom of page