top of page

Projeto de extensão em Medicina Antroposófica seleciona voluntários


O programa de extensão “Medicina Antroposófica: uma alternativa desmedicalizante do sofrimento humano”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), está selecionando pessoas interessadas em auxiliar no cuidado da população em sofrimento mental e na sua ampliação para outras faixas etárias. O seu público-alvo são acadêmicos da instituição de ensino.


O primeiro encontro será na próxima segunda-feira, 9 de abril, às 14h, no Salão de Peteca do Campus Dom Bosco. Na ocasião, será feita a apresentação do programa e dinâmicas para sensibilização dos alunos.


Para mais informações, interessados devem entrar em contato com o coordenador do programa, professor Paulo Maurício, e as bolsistas Victoria e Lydiane, pelos e-mails: paulomauricio@ufsj.edu.br, victoria.amorim@yahoo.com.br e lydii_andrade@hotmail.com.


Conheça o programa


O “Medicina Antroposófica: uma alternativa desmedicalizante do sofrimento humano” foi criado em 2016 pelo professor Paulo Maurício Oliveira Vieira, médico antroposófico atuante em São João del-Rei e professor do curso de Medicina da UFSJ. Fazem parte do projeto as alunas Victória Maria Amorim, Lydiane Coelho Andrade e Júlia Serpa.


O objetivo é oferecer uma alternativa desmedicalizante às pessoas com sofrimento mental, baseada na Medicina Antroposófica. Já se formaram dois grupos de estudo biográfico, que são grupos terapêuticos em que os assistidos contam suas histórias de vida. No total, tiveram atendimento 30 pessoas com transtornos como ansiedade e depressão, e que se voluntariaram para participar do projeto. As ações foram realizadas no Centro de Referência de Medicina Antroposófica, no bairro Tijuco, com duração de um ano no primeiro grupo e de seis meses no segundo.


A equipe participou, em novembro de 2017, em Recife, do XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica, apresentando o que foi realizado no programa durante os dois anos de sua execução.


Victoria ressalta que as ações levaram à redução do uso de fármacos psicotrópicos pelos participantes, embora ainda encontrem dificuldades para sensibilizar as equipes de estratégias de saúde da família (ESFs) para execução das práticas em outros locais além do Centro de Referência em Medicina Antroposófica.


Ações Futuras


Neste ano, o programa pretende ampliar o seu público-alvo para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas estaduais e estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que tenham interesse em participar do programa como voluntários ou de serem ajudados.


Mais informações: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6867

 

Publicada em 05/04/2018

 
 
 

Comentários


menu-logo_menor.png
logo espiral.jpg
logo col png.png

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX
2023

bottom of page