Projeto Rondon: Equipe da UFSJ prepara "Operação Pantanal"
- Comunica Extensão UFSJ
- 28 de set. de 2018
- 4 min de leitura
Após orientações iniciais, o grupo de oito alunos e dois professores viaja no próximo dia 6

Alunos de seis cursos diferentes e dois professores compõem a nova equipe da UFSJ que irá viajar pelo projeto Rondon no dia 6 de julho deste ano: a Operação Pantanal. Esta é a quinta equipe que a Universidade envia para fora do estado de Minas Gerais para contribuir com a ação interministerial. O destino é a cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, onde serão produzidos conhecimentos relacionados à Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Orientados pelos professores Marcelo Araújo e Renata Reis, do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), os rondonistas sairão do aeroporto da Pampulha transportados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Campo Grande (MS), onde serão recebidos pela unidade do exército da cidade, o 20° Regimento de Cavalaria Blindado (20 RCB). O alojamento será feito no batalhão, local onde serão realizadas algumas reuniões de preparação para o início da Operação, além da abertura oficial da Operação Pantanal. A partir de 8 de julho, a equipe ficará por dez dias no município de Bodoquena, distante 275 km da capital, para só depois retornarem ao 20° RCB em Campo Grande para a cerimônia de encerramento.
A Operação Pantanal propõe aliar a aplicação de conhecimentos obtidos pelos estudantes dentro das salas de aula às necessidades das comunidades locais, numa interação dialógica. Para o professor e coordenador da equipe, Marcelo Araújo, as ações do Projeto Rondon promovem o sentimento de pertencimento, fazendo com que “a comunidade possa enxergar melhor qual a situação em que se encontra e possa vislumbrar um horizonte de desenvolvimento social justo e humano e seja motivada a buscar melhorias por meios próprios e condizentes com a realidade local”.
O Projeto Rondon divide as suas atividades nos três eixos temáticos A, B e C. Responsável pelas atuações relativas ao grupo B, a equipe da UFSJ irá oferecer a comerciantes e proprietários de pousadas, hotéis e bares um minicurso de relacionamento com clientes na área temática de Comunicação e de marketing digital aos gestores municipais e comerciantes na vertente de Tecnologia e Produção, que também abrange a implantação de um cineclube na biblioteca municipal.
Além disso, na área de Meio Ambiente, serão promovidas discussões sobre preservação ambiental com professores e crianças e conversas sobre técnicas agroecológicas com os pequenos produtores rurais e assentados. Por fim, na área de Trabalho, serão oferecidas atividades como um curso de panificação e confeitaria, produção de alimentos em conserva e trocas de informações acerca de técnicas de cultivo de plantas medicinais. Ao final das atividades, os rondonistas devem redigir um relatório que registre as atividades realizadas durante a operação.
Isabella Sales, estudante de Jornalismo selecionada para participar da operação, acredita que a experiência irá contribuir para uma formação cidadã mútua: “Eu acho que é um projeto com o qual você tem a possibilidade de aprender, de ensinar, de compartilhar, de colaborar para o desenvolvimento do Brasil, de conhecer pessoas, lugares, histórias, se mobilizar diante deles.” A equipe irá trabalhar com professores, profissionais de saúde, trabalhadores rurais e agricultores, agentes comunitários de saúde, gestores municipais, jovens e crianças do município, que serão os multiplicadores do conhecimento levado pelos universitários.
Para isso, foram escolhidos quatro estudantes de Medicina, um de Enfermagem, um de Filosofia, um de Jornalismo e um de Zootecnia por meio de um processo seletivo que ocorreu nas cidades de São João del-Rei e Divinópolis. Isabella soube do processo por meio de colegas do mesmo curso que já haviam participado de operações anteriores e se interessou pela iniciativa: “Quando as inscrições foram abertas, eu já estava ansiosa, esperando porque eu já tinha me planejado para participar. Fiz a minha inscrição de acordo com o que pediam nas etapas: enviar a proposta, responder ao questionário, passar pelas dinâmicas, pela entrevista em grupo e individual e fui selecionada”.
O Rondon
O Projeto Rondon surgiu em 1966 e a primeira expedição aconteceu na Amazônia, com a participação de 30 universitários e dois professores. Coordenado pelo Ministério da Defesa é conduzido em parceria com os Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República e visa promover ações de desenvolvimento social a municípios de baixo IDH e problemas sociais como falta de informação, pobreza e violência.
A primeira experiência da UFSJ no Rondon foi em uma cidade no estado de Paraíba. Desde então, os rondonistas da instituição passaram pelo Pará, Espírito Santo e o destino do último ano foi o estado do Tocantins. É possível acessar mais informações sobre as expedições anteriores e os detalhes da atual por meio do site ufsjnorondon.wixsite.com/ufsjnorondon.
Os estudantes da UFSJ selecionados para a Operação Pantanal de 2018 são: Ana Lúcia Feliciano (Filosofia), Edson Araújo Júnior (Medicina), Heliomara Nunes (Medicina), Isabela Araújo Sales (Jornalismo), Júlia Esteves Assunção (Enfermagem), Mateus Boaventura (Medicina), Vinícius Sacramento (Medicina), Kelen Cristina Marques (Zootecnia).
Mais informações: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7004
Publicada em 25/06/2018
Comments