Saberes D'Avó entrega certificados e projeta novas ações
- Comunica Extensão UFSJ
- 28 de set. de 2018
- 3 min de leitura

O projeto de extensão “Criação de jogos digitais com Saberes D'Avó” - da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - entregou, no dia 23 de março, na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, certificados aos alunos concluintes do curso oferecido pelo projeto durante o segundo semestre de 2017. São eles: Luciana Nascimento Santana Prochedes, Yara Ferreira de Assis, Lucas de Aguiar Mendonça, Ana Luisa Silva e Tamires de Paiva Carvalho.
Antes da entrega, houve uma roda de conversa entre o coordenador do projeto, Dárlinton Carvalho, a bolsista Ana Letícia Neves e os estudantes. Na ocasião, conversaram sobre os pontos positivos e negativos observados durante o curso, possíveis melhorias e ações futuras. Posteriormente, houve a entrega dos certificados com a presença do diretor da Escola, Kennedy Bianchini.
Para a bolsista, durante o curso “todos perceberam que são capazes de produzir seus próprios aplicativos, e conseguem fazer isso, bastando se dedicar. Antes da entrega dos certificados, conversamos sobre o que poderíamos melhorar e alguns deles perguntaram se haveria o curso novamente”. Uma das preocupações é a evasão dos alunos, alertada pelos diretores das escolas trabalhadas, e a necessidade de modificações do processo de seleção dos interessados, pois alguns estudantes relataram ter conhecimentos avançados de programação, enquanto outros sentiram dificuldades em realizar o curso. “Isso é algo a ser aprimorado para as próximas aplicações, de forma que seja utilizado algum artifício que deixe os alunos sempre focados nos resultados do programa de extensão. Todavia, acreditamos que houve êxito em grande parte do que já foi desenvolvido, mesmo tendo nos deparado com alguns obstáculos”, explica Letícia.
A bolsista destaca ainda que o projeto integra “três elementos conflituosos: tecnologia como meio educacional; a família como referência de identidade e o aluno como o sujeito principal de aprendizado, tornando a relevância desse projeto elevada, pois pode fazer com que surja no aluno vocações para novos meios de aprendizado e também para a tecnologia – assunto tão citado atualmente”.
As alunas Luciana e Ana Luisa, atendidas pelo projeto, agora são bolsistas juniores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), por se destacarem pela proatividade e produção de ótimos aplicativos.
Relação entre idosos e jovens
O Saberes D’Avó foi criado em 2015 pelo professor Dárlinton Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) e pela ex-aluna de Ciência da Computação, Laíza Ribeiro. O objetivo é aumentar a aproximação dos alunos com seus avós e também o acesso dos idosos à tecnologia. Para isso, ensina programação para estudantes de escolas públicas dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, faixa etária entre 16 e 17 anos, a fim de desenvolverem jogos do tipo quiz, utilizando como conteúdo o conhecimento dos idosos.
O projeto pretende também promover inovação no ensino de programação introdutória para jovens, agregando um caráter mais emocional ao técnico. Nas abordagens, integra-se um caráter lúdico por meio da criação de jogos para smartphones Android como ferramentas de estudo, em que também se promove um engajamento com avós a fim de discutir e recodificar saberes regionais na forma de jogos de perguntas e respostas (quiz). Dessa forma, aproveita-se a oportunidade para reforçar laços entre gerações, empoderar os jovens, aprimorar metodologias de ensino, além de disponibilizar jogos educativos que retratam a cultura regional em uma nova mídia.
Ações futuras
Até o momento, o projeto já realizou três cursos presenciais em escolas públicas de São João del-Rei, uma oferta de curso on-line para todo o Brasil (que está acontecendo atualmente) e um estudo em grupo focal sobre a evasão dos alunos dessas escolas; assunto discutido com a participação de Laura Ituassu, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Neste ano, o projeto pretende continuar com a aplicação do curso em mais duas escolas públicas de São João del-Rei. Além disso, quer finalizar com êxito a turma a distância com a qual estão trabalhando e que possui 22 alunos de todo país, tanto da região quanto de outros estados, como Distrito Federal e Rio Grande do Norte.
A novidade é que será dado início a um novo Programa chamado “Saberes Digitais”, que terá uma abordagem mais ampla e mais “avançada”.
Para saber mais sobre os Saberes D’Avó, clique aqui.
Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!
Mais informações: https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6872
Publicada em 06/04/2018
Comments