URBE traz a tradição dos sinos de São João del-Rei como tema
- Comunica Extensão UFSJ
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2018

O Centro Cultural da UFSJ, será palco para o lançamento do oitavo programa do projeto de extensão “URBE - Olhares sobre São João” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O documentário “Os Sinos Falam”, traz como tema a linguagem específica dos sinos da cidade, e sua importância cultural e histórica. O evento será realizado na próxima quinta, dia 18 de outubro, às 10 horas, e a apresentação será gratuita e aberta ao público.
A cidade de São João del-Rei é particularmente conhecida como “cidade dos sinos”, por conta da prática religiosa secular e da linguagem própria do instrumento, que só é executada localmente. Esses fatores fazem com que o sino seja um importante elemento cultural, que está diretamente ligado à formação identitária da cidade. Neste episódio do URBE, moradores trazem relatos pessoais, relembrando fatos e memórias ligadas à esta tradição são-joanense.
Sobre a escolha do tema deste episódio, a bolsista do projeto, Camila Sottani, explicou que: “sempre ao apresentar uma edição, fazemos um debate com as pessoas que estão presentes, e na última apresentação realizada, que foi sobre o córrego do Lenheiro, uma das pessoas que estavam assistindo comentou sobre o assunto, e a importância dos sinos. Quando pensamos o material que poderia surgir de São João del-Rei como “cidade dos sinos”, pensamos que seria fundamental para o programa e a identidade que queremos construir com os temas.”
URBE
Completando três anos de existência em 2018, o projeto de extensão URBE, procura trabalhar com a valorização da cidade, de instituições, pessoas, lugares e culturas que são pouco mostradas pela mídia tradicional. Francisco Ângelo Brinatti, professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ, é coordenador do projeto e o orienta desde seu início. Sobre o URBE, Francisco Brinatti destaca que: “a ideia é dar voz às pessoas, mostrar a cidade por outros ângulos e outros olhares, como o próprio nome já diz, tentando trazer a comunidade para se ver na tela, se ver no áudio visual, para que possa entender um pouco mais sobre sua história e valorizar sua cultura. A ideia também é dar um pouco mais de dignidade para essas pessoas, que muitas vezes tem histórias bem interessantes, sofridas, e que não são reveladas e valorizadas.”
O projeto atualmente conta, além da presença do professor Francisco Brinatti e da bolsista Camila Sottani, com estudantes que atuam como voluntários na produção dos documentários, e provém de vários períodos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFSJ. Para quem quiser acompanhar as ações do projeto é só acessar sua página no Facebook. Os episódios realizados até agora também estão disponíveis na internet, basta acessar o Youtube do URBE para assisti-los.
Texto: Rafael Nascimento
Publicado em: 17/10/2018
Comments